Não podemos falar hoje em educação, sem termos que associar a aplicação do uso da informática como um aliado das praticas pedagógicas, pois tem sido evidente os benefícios que tem essa ferramenta, que tem como proposta, facilitar o processo de ensino aprendizagem, quebrando os paradigmas, que vem sendo os grandes divisores de águas entre educando e educador.
Com uma breve análise podemos perceber que o uso da informática e os diversos recursos tecnológicos como as Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, tem realmente surtido efeitos benéficos para a relação de separação entre as estratégias utilizadas para que o professor consiga chegar perto de seus objetivos, que é a sua certificação do que seu aluno entendeu, pois esse tem sido o grande desafio para cada profissional da educação.
No entanto, pelo ponto de vista prático podemos perceber que temos que avançar muito para conseguirmos uma sincronia plena entre a estrutura da escola, educador e educando, a escola ainda tem insistido em dar um tratamento às salas de informática, como um espaço para poucos, como se os computadores fossem maquinas intocáveis, sendo utilizadas somente como vitrines educacionais, pois essa separação se dar-se, pela falta de qualificação do corpo técnico da escola e dos professores. Temos a certeza que uma sala de informática sem profissionais qualificados não tem nem um sentidos, pois serve apenas para despertar a comunidade escolar para a acomodação tecnológica, já que o tempo neste meio reage de forma muito rápida.
Portanto a aplicação do uso da informática como recurso educacional é de essência fundamental para despertar o interesse, tanto do educador como do educando, fazendo com que ambos possam refletir na diversidade pedagógica com a facilitação da aplicação da prática sistemática das disciplinas tradicionais e dos temas transversais, tudo pautado de uma metodologia voltada a transporta essa comunidade a uma realidade de vida e aprendizado. Pois é nessa perspectiva que as tecnologias vão avançando com a finalidade de amenizar as distâncias que existentes na formação educacional no Brasil. Pois o uso da informática ainda é um grande atrativo para tentar aprimorar o sistema educacional brasileiro, sem esquecer que a formação dos profissionais desta área é essencial para o sucesso desse processo.
Com uma breve análise podemos perceber que o uso da informática e os diversos recursos tecnológicos como as Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, tem realmente surtido efeitos benéficos para a relação de separação entre as estratégias utilizadas para que o professor consiga chegar perto de seus objetivos, que é a sua certificação do que seu aluno entendeu, pois esse tem sido o grande desafio para cada profissional da educação.
No entanto, pelo ponto de vista prático podemos perceber que temos que avançar muito para conseguirmos uma sincronia plena entre a estrutura da escola, educador e educando, a escola ainda tem insistido em dar um tratamento às salas de informática, como um espaço para poucos, como se os computadores fossem maquinas intocáveis, sendo utilizadas somente como vitrines educacionais, pois essa separação se dar-se, pela falta de qualificação do corpo técnico da escola e dos professores. Temos a certeza que uma sala de informática sem profissionais qualificados não tem nem um sentidos, pois serve apenas para despertar a comunidade escolar para a acomodação tecnológica, já que o tempo neste meio reage de forma muito rápida.
Portanto a aplicação do uso da informática como recurso educacional é de essência fundamental para despertar o interesse, tanto do educador como do educando, fazendo com que ambos possam refletir na diversidade pedagógica com a facilitação da aplicação da prática sistemática das disciplinas tradicionais e dos temas transversais, tudo pautado de uma metodologia voltada a transporta essa comunidade a uma realidade de vida e aprendizado. Pois é nessa perspectiva que as tecnologias vão avançando com a finalidade de amenizar as distâncias que existentes na formação educacional no Brasil. Pois o uso da informática ainda é um grande atrativo para tentar aprimorar o sistema educacional brasileiro, sem esquecer que a formação dos profissionais desta área é essencial para o sucesso desse processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário